segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um pouco da nossa História

No ano de 1984, por solicitação da amiga de infância Drª Maria José Aziz, ao Deputado Dr. Jair Andreoni foi acatado o pedido de denominação de uma Escola Estadual como forma de homenagem e perpetuação do nome de Yolanda Carolina Giglio Villela, pelo decreto de lei nº 165 de 1984, a publicação no Diário Oficial saiu nos seguintes termos:

“Lei nº 4.149 de 10 de julho de 1984”. Dá denominação de Yolanda Carolina Giglio Villela à Escola de Primeiro Grau do Jardim Claudia em Bebedouro, entrando essa lei em vigor a partir da data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 10 de julho de 1984.

Governo Franco Montoro. Secretário da Educação: Paulo Renato Costa Souza. “Secretário do Governo: Roberto Gusmão”. Em 2005 recebemos os alunos de 1ª a 4ª série da Escola Abílio França Valente, fechada pelo governador Geraldo Alkimin, pois sua construção não seguia as normas de segurança.

Yolanda Carolina Giglio Villela nasceu em Bebedouro aos 23 dias do mês de do ano de 1949, na Casa de Saúde Dr. Toledo.

São seus pais o senhor José Nogueira Villela e a Profª Anita Giglio Villela. Teve dois irmãos, Maria do Carmo e João Batista.

 

 

Landa ou Landinha como era carinhosamente chamada, morou em Viradouro onde iniciou o curso primário, terminando-o em Bebedouro, no Instituto de Educação Dr. Paraíso Cavalcanti em 1959. Em 1963 bacharelou-se no Colégio Anjo da Guarda, onde fez o curso normal, terminado em 1966, sendo oradora em ambos os cursos.

Cursou a Faculdade de Ciências e Letras de Bebedouro, formando – se no curso de letras. Passou então a dedicar-se ao sacerdócio do magistério, ministrando aulas no Colégio Anjo da Guarda, no Educandário Santo Antonio, Casa da Criança Irmã Crucifixa.

Em 1975 lecionou na Escola Normal e Estadual de Monte Azul Paulista, sendo escolhida pelos alunos para paraninfar sua turma naquele ano. Por solicitação do Senhor Prefeito da época, Dr. Hércules Pereira Hortal em 1970, representou brilhantemente Bebedouro no desfile das misses da Região de Ribeirão Preto. Participou de um concurso de declamação dirigido pela poetisa Helena Magalhães de Castro, sendo uma das classificadas.

Landinha era uma jovem muito alegre de gênio extrovertido, comunicativa inteligente e caridosa e por onde passava deixava uma legião de amigos. Cativava seus alunos pelo amor e dedicação. Autentica, de personalidade firme gostava da arte e participou em Bebedouro do Teatro Amador. Gostava de desenho, pintura, leitura, declamação, musica e cantava ao som do seu violão em reuniões sociais.

Para cada aluno, tinha um carinho especial, cuja prova foi atender ao chamado de um aluno em Monte Azul Paulista, que estava doente, solicitando a presença dela. Dirigindo-se às pressas para lá, nas proximidades daquela cidade, chocou-se com outro veículo, tendo morte instantânea no dia 04 de julho de 1976, domingo a 1h30’. Foi sepultada em Viradouro

A EMEF Yolanda Carolina Giglio Villela pertence ao bairro Menino Deus I, porém a escola serve a outros bairros Jardim Aeroporto, Jardim Canadá, Jardim Claudia I e II, Jardim do Bosque, Jardim Marajá, Jardim Menino Deus II e III, Jardim São Fernando, Residencial Pedro Paschoal, Chácara Parati, Residencial Parati I, II e III, Rassin Dib, Santa Terezinha e Jardim Vale do Sol.

 

4 comentários:

  1. Desde o ano de 2007 estou como diretora dessa unidade, uma honra muito grande,poder compartilhar do sucesso da equipe que compõe essa escola. Amo de paixão, hoje o YC da escola faz parte da minha pele, quantos amigos verdadeiros encontrei por aí, quantas dificuldades, quantas etapas conseguimos ultrapassar,quantas vezes foram os alunos, professores,funcionários, que me deram forças para continuar.... amo vocês...cada um de vocês...cada aluno...cada professor...cada funcionário...cada problema...cada obstáculo....cada vitória...o futuro a Deus pertence, mas por onde eu andar jamais esquecerei os momentos que compartilhei ao lado de vocês...e creio que o Senhor Jesus nos coloca onde ele precisa e onde sabe que precisamos....
    Obrigada, EMEF YOLANDA CAROLINA GIGLIO VILLELA,obrigada amigos, alunos,funcionários, professores, vocês com certeza me tornaram uma pessoa muito melhor do que cheguei aí....Amo vocês

    ResponderExcluir
  2. Saudades, tenho 39 anos, Estudei ai até do pré até a 6º série,* Dona Marta no pré, Dona Ana Luzia na 1º, Dona Orvaní do Fusquinha Amarelo na 2º*, depois...Dona Regina, Dona Gloriete, Dona Maria Amélia, Dona Maria Cecilia, Dona Junia, Dona Lucia, Dona Maria Watanabi, Sr. Luis de História, bons tempo, ensino de qualidade incomparevel, excelente estrutura e ensino de qualidade na escola Yolanda...

    ResponderExcluir
  3. Eu e meus irmãos estudamos nessa escola eu cursei da primeira à terceira série antes que nossa família se mudasse para o interior do estado de Goiás. Guardo boas memórias, saudades desse tempo maravilhoso 💖

    ResponderExcluir