terça-feira, 24 de abril de 2012

Projeto Monteiro Lobato

O Projeto abaixo será desenvolvido pelos professores de Oficinas com os alunos de tempo integral. Sucesso!!!!




Introdução

Resolvemos desenvolver nas oficinas de Tempo Integral atividades através de projetos interdisciplinares. A Pedagogia de Projetos gera atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltipla\s relações com o exterior e afirmar-se vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, ser agente de seus aprendizados, produzindo algo com sentido. Permitindo assim que a criança construa e dê sentido à sua atividade de aluno. O aluno tem uma participação ativa no processo e não executam suas atividades passivamente. Eles conhecem os objetivos dos trabalhos, aprendem a planejá-lo, interagem e comprometem-se com os colegas e o trabalho. Professor e aluno constroem junto o projeto. 

Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.


JUSTIFICATIVA

Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras do Pré II, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.

O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças. Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.


Objetivos

-Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;

- Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato.
- Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor.
- Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.
- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura de obras desse autor.

* Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;

* Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;

* Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;

* Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

* A atividade tem como objetivo despertar o gosto pela leitura nas crianças através da contação de histórias, inserindo o livro no cotidiano de vida dos jovens, além de estimular a criatividade, escrita e expressão verbal, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento e da reflexão.

As histórias são selecionadas e contadas pelos educadores através de dramatização e musicalização. As apresentações são abertas a toda a comunidade e tem entrada gratuita.

Por meio da iniciativa é feito um trabalho de interação com o público, abordando, entre outras coisas sobre ética, cidadania, respeito e preservação do meio ambiente, segurança, entre outros.



Desenvolvimento

Oficinas integradas

O.E.P.

1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:

-Pesquisa da Biografia;

- Confecção de livros pelos alunos, após exploração de diferentes leituras e suas apresentações -- Produção coletiva;

- Bilhetes e cartas para os personagens,

- Comentário sobre a biografia de Monteiro Lobato, situando o aluno no tempo

histórico;



ARTES:

Fantoches da turma do Sitio Picapau Amarelo -  E.V.A. Projeto Monteiro Lobato;

Pintura em tela de Monteiro Lobato e seus personagens;

- Dobraduras;

- Confecção de bonecos e fantoches dos personagens;

- Formação de painéis sobre o Sítio do Picapau Amarelo;



HORA DA LEITURA:

-Contação de histórias e filmes relacionados às obras do autor;

- Vídeos dos episódios do Sitio do Picapau amarelo;

- Leitura de capítulos: Reinações de Narizinho;

- Círculos de leitura: leituras de livros - alunos levam livros para casa e na roda de leitura fazer indicação de leitura (5 alunos);

TEATRO:

- Teatro de Fantoches;

- Teatro do Sítio do Picapau amarelo;



NUTRIÇÃO:

-A importância da alimentação saudável;

- Suco com frutas naturais do sítio (laranja, goiaba, limão etc);

-chás;

-Bolo da Tia Anastásia

- Bolinho de chuva;

Vivência prática da receita de “bolinhos de chuva”:

2 ovos

1 xícara de açúcar

1/2 kg de farinha de trigo

1 copo de leite

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sobremesa de fermento

Bater os ovos inteiros com o açúcar, acrescentar os outros ingredientes e por último o fermento. A massa deve ficar um pouco mais consistente que massa de bolo, podendo levar um pouco mais de farinha caso necessário.

Fritar colheradas da massa em óleo bem quente. Secar bem a gordura em papel absorvente. Polvilhar com açúcar e canela e comer quentinhos!

(Obs: Utilizar os ingredientes à temperatura ambiente; peneirar a

farinha e o fermento para arejar)

- Pipoca



INFORMÁTICA

- Pesquisa na Internet sobre Monteiro Lobato: imprimir e levar para O.E.P;

- Acessar os vídeos do youtube sobre Sítio do Picapau amarelo;

- Editor de texto: digitalizar o livro do Sítio do Picapau Amarelo;

- Através do laboratório de informática, os alunos redigem a vida e a obra de

Monteiro Lobato a partir de um texto que deverá ser paragrafado e pontuado;



DANÇA

PROJETO MONTEIRO LOBATO

Dança:



MODALIDADE ESPORTIVA

Estação de brinquedos e brincadeiras



EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS

Jogos



Culminância do projeto: 30/05

Exposição: teatro, dança, estação dos brinquedos, livros confeccionados pelos alunos, vídeos, fotos, jogos, experimentação de chás e sucos

Experimentação de máscaras, em que os (as) alunos (as) personalizaram livros

falantes, divulgando a importância do livro;

Socialização dos trabalhos produzidos.




Avaliação

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com os professores. O instrumento de avaliação será relatórios  no caderno de rotina semanal dos professores e será passado aos pais no final do semestre através do portfolio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário