Introdução
Resolvemos desenvolver
nas oficinas de Tempo Integral atividades através de projetos
interdisciplinares. A Pedagogia de Projetos gera atividade coletiva e
cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltipla\s relações com o exterior e
afirmar-se vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da
solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se
após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, ser agente de
seus aprendizados, produzindo algo com sentido. Permitindo assim que a criança
construa e dê sentido à sua atividade de aluno. O aluno tem uma participação
ativa no processo e não executam suas atividades passivamente. Eles conhecem os
objetivos dos trabalhos, aprendem a planejá-lo, interagem e comprometem-se com
os colegas e o trabalho. Professor e aluno constroem junto o projeto.
Monteiro Lobato foi,
verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor,
celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O
Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso,
através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer
com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque
mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente
da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais
permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças.
Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do
Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras
dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a
história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda,
falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do
petróleo.
JUSTIFICATIVA
Conhecer a obra de
Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de
nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas
escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande
prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato
significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras
significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio
do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras do Pré II, encontramos
para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos
a paixão pela leitura.
O desenho do Sitio do
Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais
esse gosto das crianças. Suas historias afloram ainda mais a criatividade das
crianças.
-Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Conhecer um autor importante da
literatura brasileira: Monteiro Lobato.
- Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor.
- Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.
- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura de obras desse autor.
- Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor.
- Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.
- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura de obras desse autor.
* Criar nos alunos o
hábito da leitura, através do contato com histórias;
*
Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e
sente vontade;
*
Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos
colegas;
*
Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
*
A atividade tem como objetivo despertar o gosto pela leitura nas crianças
através da contação de histórias, inserindo o livro no cotidiano de vida dos
jovens, além de estimular a criatividade, escrita e expressão verbal,
possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento e da reflexão.
As
histórias são selecionadas e contadas pelos educadores através de dramatização
e musicalização. As apresentações são abertas a toda a comunidade e tem entrada
gratuita.
Por
meio da iniciativa é feito um trabalho de interação com o público, abordando,
entre outras coisas sobre ética, cidadania, respeito e preservação do meio
ambiente, segurança, entre outros.
Desenvolvimento
Oficinas
integradas
O.E.P.
1.Apresentação
do autor Monteiro Lobato:
-Pesquisa da Biografia;
- Confecção de livros pelos alunos, após exploração de diferentes
leituras e suas apresentações -- Produção coletiva;
- Bilhetes e cartas para os personagens,
- Comentário sobre a biografia de Monteiro Lobato, situando o aluno no
tempo
histórico;
ARTES:
Fantoches
da turma do Sitio Picapau Amarelo -
E.V.A. Projeto Monteiro Lobato;
Pintura
em tela de Monteiro Lobato e seus personagens;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos e fantoches dos personagens;
- Formação de painéis sobre o Sítio do Picapau Amarelo;
HORA
DA LEITURA:
-Contação de histórias e filmes relacionados às obras do autor;
- Vídeos dos episódios do Sitio do Picapau amarelo;
- Leitura de
capítulos: Reinações de Narizinho;
- Círculos de leitura: leituras
de livros - alunos levam livros para casa e na roda de leitura fazer indicação
de leitura (5 alunos);
TEATRO:
- Teatro de Fantoches;
- Teatro do Sítio do Picapau amarelo;
NUTRIÇÃO:
-A importância da alimentação saudável;
- Suco com frutas naturais do sítio
(laranja, goiaba, limão etc);
-chás;
-Bolo da Tia Anastásia
- Bolinho de chuva;
Vivência prática da receita de “bolinhos de chuva”:
2 ovos
1 xícara de açúcar
1/2 kg de farinha de trigo
1 copo de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de fermento
Bater os ovos inteiros com o açúcar, acrescentar os outros ingredientes
e por último o fermento. A massa deve ficar um pouco mais consistente que massa
de bolo, podendo levar um pouco mais de farinha caso necessário.
Fritar colheradas da massa em óleo bem quente. Secar bem a gordura em papel
absorvente. Polvilhar com açúcar e canela e comer quentinhos!
(Obs: Utilizar os ingredientes à temperatura ambiente; peneirar a
farinha e o fermento para arejar)
- Pipoca
INFORMÁTICA
- Pesquisa na Internet sobre Monteiro Lobato: imprimir e
levar para O.E.P;
- Acessar os vídeos do youtube sobre Sítio do Picapau
amarelo;
- Editor de texto: digitalizar o livro do Sítio do Picapau
Amarelo;
- Através do laboratório de
informática, os alunos redigem a vida e a obra de
Monteiro Lobato a partir de um texto que deverá ser paragrafado e
pontuado;
DANÇA
PROJETO MONTEIRO LOBATO
Dança:
MODALIDADE
ESPORTIVA
Estação de brinquedos e brincadeiras
EXPERIÊNCIAS
MATEMÁTICAS
Jogos
Culminância
do projeto: 30/05
Exposição: teatro, dança, estação dos brinquedos, livros
confeccionados pelos alunos, vídeos, fotos, jogos, experimentação de chás e
sucos
Experimentação de máscaras, em que os (as) alunos (as) personalizaram
livros
falantes, divulgando a importância do livro;
Socialização dos trabalhos produzidos.
Avaliação
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com os professores. O
instrumento de avaliação será relatórios
no caderno de rotina semanal dos professores e será passado aos pais no
final do semestre através do portfolio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário