Esse Projeto foi desenvolvido no 2º semestre do ano de letivo de 2013, pelas Oficinas de Tempo Integral.
Artesanato:
Desenho das historias em quadrinhos e balões;
PRODUÇÃO FINAL
QUANTO AO CONTEÚDO
O assunto e a ideia central são claros? As ideias estão em sequência lógico-temporal título é interessante? O final está relacionado com o desenvolvimento do texto?
O texto é criativo?
O texto extrapola o real vivido, entrando para o imaginário?
As frases são variadas?
Quanto à organização dos parágrafos:
As frases se relacionam com a ideia principal?
As frases estão em sequência lógico-temporal?
PROJETO MAURICIO DE
SOUSA – TURMA DA MÔNICA
Público Alvo: alunos do 1º ao 6º ano
Apresentação:
As histórias em quadrinho da Turma da Mônica
são bastante conhecidas pela garotada e podem ser usadas em oficinas para trabalhar diferentes
temas. Como os personagens também são crianças é comum que os alunos se
identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar a Mônica, o Cebolinha,
a Magali, o Cascão e o Chico Bento para trabalhar temas transversais com os alunos.
JUSTIFICATIVA
O presente
trabalho tem por objetivo auxiliar de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de
despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento
cognitivo do educando, levando-os a uma prática produtiva para a vida
cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
Neste
sentido buscando subsídios na teoria de alguns autores na abordagem sócia-
interacionista, onde, a aprendizagem acontece por meios de internalização a
partir do processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva. Pois
os seres humanos convivem em sociedade, na dimensão moral da ação que implica
em um posicionamento em relação aos valores, que servem, portanto para
verificar a coerência entre pratica e princípios, questionar, reformular e
fundamentar onde o individuo seja integrante das transformações sociais e
culturais.
É de mediar o conhecimento real e potencial,
através da literatura infantil criando situações que suscitem a discussão
acerca de valores, morais, sentimentos e atitudes.
Ser capaz de, possibilitando o desenvolvimento de
competências que visam torná-los leitores e produtores competentes de texto,
através do gênero: História em Quadrinhos, no intuito de induzi-los à análise e
interpretação das histórias frente à contextualização critica de suas versões
com as versões lidas.
Objetivo:
Despertar nos alunos o prazer pela leitura e
escrita e raciocínio lógico;
Conhecer a bibliografia do autor das
histórias em quadrinhos (Mauricio de Sousa);
Levar o aluno a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional da linguagem;
Levar o aluno a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional da linguagem;
Ampliar o repertório de personagens e
história em quadrinhos;
Ler respeitando as convenções gráficas desse
tipo de texto;
Investigar imagens e produzir textos
apropriados;
Reconhecer as
especificidades desse tipo de texto: onomatopéias, tipos de balões, humor, as
características dos personagens, etc.;
Saber encontrar as tiras nos diversos cadernos de um jornal ou em gibis;
Ouvir e respeitar as ideias dos colegas;
Ler e gostar desse tipo de historia;
Preservar o material coletivo da classe;
Produzir história em quadrinhos mantendo a sequência dos fatos;
Reconhecer relação de causa consequência em ações dos personagens;
Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa nas palavras desconhecidas encontradas nas histórias;
Expor as histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos;
Dramatizar as histórias em quadrinhos.
Saber encontrar as tiras nos diversos cadernos de um jornal ou em gibis;
Ouvir e respeitar as ideias dos colegas;
Ler e gostar desse tipo de historia;
Preservar o material coletivo da classe;
Produzir história em quadrinhos mantendo a sequência dos fatos;
Reconhecer relação de causa consequência em ações dos personagens;
Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa nas palavras desconhecidas encontradas nas histórias;
Expor as histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos;
Dramatizar as histórias em quadrinhos.
CONTEÚDOS
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount
Pictures.)
O.E.P.:
Começar o projeto com um estudo sobre a vida
e obra do autor Mauricio de Souza.
Biografia de Mauricio de Sousa;
Leitura e interpretação oral e escrita gênero história em quadrinhos:
A narrativa por meio de imagens;
Os códigos verbais e não verbais;
Os sinais gráficos: balões, traços indicadores de movimento;
Revisão da escrita;
Produção de história em quadrinhos;
Tipos de balões;
Onomatopéias;
Leitura e interpretação oral e escrita gênero história em quadrinhos:
A narrativa por meio de imagens;
Os códigos verbais e não verbais;
Os sinais gráficos: balões, traços indicadores de movimento;
Revisão da escrita;
Produção de história em quadrinhos;
Tipos de balões;
Onomatopéias;
Construção de poemas, acrósticos;
Exposição de histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Exposição de histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Os Personagens
- Após conhecer um pouco da biografia de Mauricio de Souza, é hora de conversar com os alunos sobre os personagens criados por ele.
- Perguntar se conhecem os personagens da Turma da Mônica. Quais são eles?
- Fazer perguntas levando em consideração as características de cada personagem: está certo a Mônica bater nos meninos? Porque o Cebolinha fala errado? É saudável não tomar banho, como faz o Cascão?
- Mônica – As características da personagem serão exploradas para
incentivar as crianças a falarem sobre si.
- Questionar como é a vida da Mônica, “Com quem ela mora?”, “Como é sua família?”, “Qual é o seu brinquedo favorito?”.
- Fazer as mesmas perguntas para as crianças.
- Quais as brincadeiras de que Mônica mais gosta?
- Conversar com a turma sobre a importância da família e sobre o carinho que a Mônica tem pelo Sansão, seu coelhinho de pelúcia.
- Discutir o fato de a Mônica bater nos amigos com o Sansão.
- Pedir para as crianças desenharem a personagem ou modelar com massinha
Cebolinha –
Respeitando as diferenças
- Conversar com as crianças sobre a forma como o Cebolinha fala. É errado? Será que ele fala assim de propósito? Aproveitar para trabalhar a questão da inclusão e explicar aos alunos que é necessário ajudar os colegas com mais dificuldades.
- Discutir com a turma sobre o comportamento do Cebolinha em relação à Mônica. Está correto ele criar os “planos infalíveis”? Ele pode chamar a coleguinhas usando apelidos que ela não gosta? Por quê?
Artesanato:
Desenho das historias em quadrinhos e balões;
Pinturas e ilustrações dos personagens;
Criação de painéis diversos e enfeites relacionados
ao autor para exposição;
Cartaz da Turma da Mônica.
Confeccionar um bichinho de estimação para as
crianças
Confeccionar boneco de cebola
Confeccionar o chapéu do Chico Bento na 5ª
aula
Modalidade Esportiva:
Levar a turma para brincar de pular corda,
amarelinha, etc.
Confeccionar os cartazes das “olimpíadas da
Mônica ;
· Elaborar de planilha de pontos e regras da
“ olimpíadas da turma da Mônica “;
· Confeccionar os certificados de participação na “olimpíada da turma da Mônica “;
· Confeccionar os certificados de participação na “olimpíada da turma da Mônica “;
Informática:
promover o uso da Internet ;
· apresentar o site do Maurício de Sousa (turma da Mônica );
· complementar a execução de atividades produzidas na complementação ;
· Ilustra de personagens (criados pelas crianças );
· Oportunizar atividades lúdicas com o uso de Softwares educativos que proporciona crianças de histórias (tais como: oficina do livro e oficina de crianças de histórias do objetivo);
· Confeccionar os convites para evento de finalização.
promover o uso da Internet ;
· apresentar o site do Maurício de Sousa (turma da Mônica );
· complementar a execução de atividades produzidas na complementação ;
· Ilustra de personagens (criados pelas crianças );
· Oportunizar atividades lúdicas com o uso de Softwares educativos que proporciona crianças de histórias (tais como: oficina do livro e oficina de crianças de histórias do objetivo);
· Confeccionar os convites para evento de finalização.
*Desenho no paint
Teatro
Dramatizações;
Dramatizações;
Dramatização do diálogo
Expressão corporal.
Saúde e Qualidade de vida
Tipos de alimentos;
Higiene e saúde (Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social).
Higiene e saúde (Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social).
Obesidade
Cascão – Ele
tem medo de água e adora sujeira – trabalhar a importância da higiene
*Perguntar aos alunos quais são os medos deles.
- Conversar sobre as noções de higiene e falar dos animais que vivem no lixo, as doenças que podem transmitir que precisamos tomar banho todos os dias e lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro ou brincar
Meio Ambiente:
Chico
Bento – Este personagem mora no campo, por isso valoriza muito a natureza.
- Conversar com a turma sobre as diferenças entre a Zona rural e urbana.
- Meios de transporte utilizado
- A importância de se cuidar do meio ambiente.
- Horta
- Valor nutricional dos alimentos
Hora da Leitura:
- Leitura de Gibis sempre com a turma;
-Reflexão e estudo sobre as características dos
personagens principais;
Disponibilizar gibis para as crianças
folhearem e lerem.
Todos os dias ler uma história da Turma da
Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
O BOOLE
Experiências Matemáticas:
Dominó;
Baralho numérico;
PRODUÇÃO FINAL
Mostra Cultural na praça Rio Branco (centro)
dia 24/10
Exposição de histórias em quadrinhos, produzidas por todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Apresentação de dramatizações dos alunos com as histórias em quadrinhos.
Exposição de histórias em quadrinhos, produzidas por todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Apresentação de dramatizações dos alunos com as histórias em quadrinhos.
RECURSOS:
Biografia do autor das
histórias em quadrinhos, Mauricio de Sousa, gibis, jornais, tirinhas, CDs,
internet, aparelho de som, cartazes, data show, história em quadrinhos, caderno
de produção de textos, painéis, blogs, vestes para apresentação das
dramatizações, dramatizações, etc.
AVALIAÇÃO:
QUANTO AO CONTEÚDO
O assunto e a ideia central são claros? As ideias estão em sequência lógico-temporal título é interessante? O final está relacionado com o desenvolvimento do texto?
O texto é criativo?
O texto extrapola o real vivido, entrando para o imaginário?
As frases são variadas?
Quanto à organização dos parágrafos:
As frases se relacionam com a ideia principal?
As frases estão em sequência lógico-temporal?
QUANTO À FORMA
As frases estão
corretas, claras e precisas?
Há um encadeamento de frases?
Os sinais de pontuação foram usados de forma adequada?
As letras maiúsculas e minúsculas estão corretas?
Há erros ortográficos?
Há erros de concordância?
Há correção gramatical?
O texto tem começo, meio e conclusão?
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA:
Há um encadeamento de frases?
Os sinais de pontuação foram usados de forma adequada?
As letras maiúsculas e minúsculas estão corretas?
Há erros ortográficos?
Há erros de concordância?
Há correção gramatical?
O texto tem começo, meio e conclusão?
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=portal+mauricio+de+sousa&meta=&aq=f&oq=
Proposta Curricular;
Matrizes e Habilidades
do Programa Circuito Campeão;
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/;
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/;
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=quadroegiz&meta=&aq=f&oq=;
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/;
http://algodaodocebiscuit.blogspot.com/;
http://arco-ris.blogspot.com/.
http://enelideanjos2013.blogspot.com
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/;
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/;
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=quadroegiz&meta=&aq=f&oq=;
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/;
http://algodaodocebiscuit.blogspot.com/;
http://arco-ris.blogspot.com/.
http://enelideanjos2013.blogspot.com
Enceramento – Culminância
Mostra Cultural na
Unidade Escolar
Ótimo projeto. Uma "mão na roda" para nós educadores. Parabéns! Vou utilizá-lo fazendo as adaptações necessárias ao meu público.
ResponderExcluirAmei!Vai ajudar muito por aqui!😉
ResponderExcluirGOSTEI
ResponderExcluirNOSSA VOCE E O CARA
Excluir